Juan Carlos abdica do trono para dar lugar "à nova geração"
A conferência estava marcada para as 11.00 (em Portugal continental) mas foi adiada um hora.
Numa comunicação na rádio e televisão, Juan Carlos recordou: "A minha proclamação como Rei foi há cerca de quatro décadas e então comprometi-me a servir os interesses gerais. "Hoje quando olho para trás não posso senão sentir orgulho e gratidão".
"A grande crise económica que sofremos deixou cicatrizes no tecido social. Mas também nos está a mostrar o caminho para o futuro", afirmou Juan Carlos. O Rei, de 76 anos, disse ainda que "uma nova geração exige o papel de protagonista. Hoje merece passar à primeira linha uma geração mais jovem, com mais energias. Para tomar as decisões que a conjuntura atual exige. Para enfrentar os desafios de amanhã. A minha única ambição foi e é lutar pelo progresso dos espanhóis. Quero o melhor para Espanha".
"O meu filho Felipe, herdeiro da Coroa, encarna a estabilidade". O príncipe das Astúrias tem a madurez a preparação e o sentido das responsabilidade para assumir" o trono,explicou Juan Carlos, acrescentando que Felipe "contará para isso com o apoio da princesa Letizia".
"Quero agradecer ao povo espanhol. Aos que me ajudaram a cumprir as minhas funções. E à rainha", rematou.